RESPEITO

RESPEITO

sexta-feira, 18 de maio de 2007

MÁGOA

Todos nós passamos diariamente por momentos de facies triste, facies feliz, mas há momentos de nossa vida que em que passamos dias a fio com aquele facies horrível de tristeza, mágoa, como que entorpecidos pelo mal do ressentimento. Há dias que aqui não escrevia, mas ultimamente tenho visto um amigo com este rosto, mesmo que por vezes ele o tente esconder por detrás daquela boa disposição contagiante que faz o tempo parecer doce na boca de uma criança. Há uns tempos atrás, não muito distantes era eu que andava assim, e tu deste-me à tua maneira uma força incrível com aquelas palavras que só tu sabes dizer. Hoje não por mera retribuição mas por vontade eu quero dedicar-te um texto escrito por este poeta da vida há alguns anos, aquando uma perda muito importante.
"Até hoje tinha muito onde beber e não tinha sede. Quando quiz beber a fonte tinha secado e era pó. Já não estavas cá.
Nem líquido tenho para soltar lágrimas, porque em ti não bebi o suficiente. Vaguiei pelo deserto da minha estrada, atrás da imagem fantasma que via tão longe e distorcida. Era o meu oásis cheio de água fresca, para fazer com que minha garganta deixa-se de arranhar e sangrar.
Não sei quantos kilómetros percorri atrás de ti, e da tua aura infinita, mas o único líquido que escorria até ao estomâgo fragilizado era o meu próprio sangue digerido, a queimar, e sem me saciar.
Tantos cigarros fumei com a boca seca e não via a tua água em lado nenhum......
Até que fechei os olhos e vi-te, vi-te onde sempre estives-te e nunca me tinha apercebido, dentro do meu coração.
Voltei a ver-te dentro do meu coração Pitz, sim dentro daquele que um dia em discussão agreste te disse "O coração só serve para bombear sangue". Mas não, não serve só para isso, ele tem um poder ilimitado, porque tu sempre lá estives-te guardado e ao mesmo tempo solto. Tanto tempo para perceber isso meu amigo. Porquê?
Porque a mágoa aperta o coração e não o deixa respirar. Foi preciso soltar esta minha mágoa pela tua decisão de partida.
E então meu amigo como sempre abris-te a tua torneira com toda a força que podias e voltas-te a saciar a minha sede de saudade, de amizade, de falta, dos sorrisos, das caminhadas, das camadas, dos dez mil cigarros que fumamos juntos e diziamos ser sinais de fumo para as estrelas que todas as noites olhavam para nós.
Foste embora mas ainda hoje estás aqui, sempre com essa torneira aberta para mim. Osculo Pitz."
Texto hoje inteiramente dedicado ao meu AMIGO Trugia. Abraço forte aamiigooooooooooo.
POETA DA VIDA

8 comentários:

trugia disse...

Os meus amigos...
"Escolho meus amigos não pela pele
ou outro arquétipo qualquer,
mas pela pupila.
Tem que ter brilho questionador
e tonalidade inquietante.
A mim não interessam os bons de espírito
nem os maus de hábitos.
Fico com aqueles que fazem
de mim louco e santo.
Deles não quero respostas,
quero meu avesso.
Que me tragam dúvidas e angústias
e aguentem o que há de pior
em mim. Para isso, só sendo louco.
Quero os santos, para que
não duvidem das diferenças
e peçam perdão pelas injustiças.
Escolho meus amigos pela alma
lavada e pela cara exposta.
Não quero só ombro e o colo,
quero também sua maior alegria.
Amigo que não ri junto,
não sabe sofrer junto.
Meus amigos são todos assim:
metade bobeira, metade seriedade.
Não quero risos previsíveis,
nem choros piedosos.
Quero amigos sérios,
daqueles que fazem da realidade
sua fonte de aprendizagem,
mas lutam para que a fantasia
não desapareça.
Não quero amigos adultos nem chatos.
Quero-os metade infância
e outra metade velhice!
Crianças, para que não esqueçam
o valor do vento no rosto;
e velhos, para que nunca tenham pressa.
Tenho amigos para saber que eu sou. Pois os vendo
loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de
que "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril".
(Oscar Wilde)

Quando os temos, não tememos. Obrigado

Anónimo disse...

espero que tenhas gostado do encontro da terra brasilis.
acha que devemos repetir a dose?

beijos fuser

Moinante disse...

Bela demonstração de amizade ...

Um forte abraço .

A saga do chico já terminou .

vida de vidro disse...

Essas palavras, neste momento, fazem todo o sentido para mim. Foi bom ler-te. **

temavondodementiras disse...

O facto de me chamares amigo já me faz sentir muito bem. Não te agradeço porque a amizade não tem favor, pagamento ou conveniência. És importante para mim porque és amigo e só isso é tudo. Fica bem amigoooooooooooooooooooo. PS: O Oscar WILDE era uma "fera".

Moinante disse...

Votos de um bom fim de semana .

" Toma um pedaço de mim … "

Pirata das Berlengas disse...

Amigo! (Se o posso chamar assim!) Cá estou a fazer uma breve visita, depois de nas minhas viagens me ter deparado com alguém que concluo ser a sua Irmã! A "Mulherazul" - que aliás lhe deixou belos posts dedicados!

Pois bem, gostei muito deste seu post sobre a Amizade e também da resposta que o seu Amigo Trugia lhe deixou, na forma de um belíssimo poema de Oscar Wilde.

A Amizade é isso que o Amigo tão bem descreve no seu próprio post - está sempre dentro do coração e sacia quem dela se abeire.

O Pirata

Anónimo disse...

Ainda não tinha lido este post com a devida atenção... Qd o comecei a ler só me veio uma imagem a cabeça!!! Aquela, não mt longínqua, de uma noite de ovibeja bem bebida, em k se disseram coisas profundas e k me fizeram expulsar “publicamente” as últimas gotas do líquido k alguém me tinha dado!!! Com o decorrer do post percebi k a pessoa de quem falas não sou eu...poderia ser mas não sou!!! Mas tb pouco importa... GOSTO DE TE OUVIR FALAR!!! E gostei de ter partilhado aquele momento ctg…poucas pessoas me viram chorar baba e ranho como tu me viste! E poucas pessoas irão ver… Não k não tenha mais líquido para expulsar…mas o k resta, aquele k está acumulado no meu coração, será expulso em silêncio, enquanto estiver sozinho, pois o meu coração não fala mais para mim nem para ninguém! O meu oásis?! Esse nunca vai deixar de existir, e é a ele k eu continuo a recorrer qd quero recuperar aquela “boa disposição contagiante que faz o tempo parecer um doce na boca de uma criança”!!! Um abraço abigoooo…